Uma boa higiene bucal é muito importante quando usamos aparelhos ortodônticos. A escovação três vezes ao dia com um creme dental com flúor por dois minutos, o uso diário do fio dental e visitas constantes ao dentista são essenciais no auxílio da manutenção da saúde da gengiva e dos dentes.

Os pacientes com aparelhos ortodônticos devem manter uma dieta balanceada e limitar o consumo de alimentos açucarados entre as refeições. Seu dentista poderá indicar certos alimentos que podem danificar seu aparelho e que devem portanto ser evitados, como: nozes, pipoca, balas, gelo e comidas grudentas, como chicletes, caramelo ou demais tipos de doces.

Utilização do fio dental – Criar uma rotina de uso do fio dental é importante durante o tratamento odontológico. Ortodontistas podem recomendar escovas de dente interdentais ou rosqueadores para o fio, para facilitar o acesso entre os dentes.

Rotina de escovação dentária – Usar creme dental com flúor e uma escova de dentes de cerdas macias são ideais para a limpeza dos dentes com aparelho. Comece escovando em um ângulo de 45 graus na margem gengival utilizando movimentos circulares pequenos. Depois, posicione a escova de dentes na parte superior dos bráquetes, indo para baixo para escovar a parte superior de cada bráquete. Finalmente, reposicione a escova para escovar a parte inferior do bráquete, bem como o aro, posicionando a escova para cima.

Bochecho com flúor – Após escovar os dentes e utilizar o fio dental, enxágue a boca com um bochecho com flúor para auxiliar a prevenção de cárie e manchas brancas.

Protetores bucais – Utilize um protetor bucal caso participe de esportes. Os protetores podem proteger as bochechas e os lábios de cortes graves e podem prevenir danos aos aparelhos ou aplicações odontológicas em caso de queda ou se você for atingido no rosto.