PERIODONTIA

Há diversas especialidades na Odontologia, e há uma que cuida do periodonto, que consiste da gengiva, do osso e demais estruturas que dão suporte aos nossos dentes. É a Periodontia, e o especialista desta área é o Periodontista.

É a especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso)

Tratamento da Gengivite

Quem precisa de um Periodontista?

Muitas vezes os pacientes ficam preocupados apenas em tratar as doenças periodontais  (que comprometem as estruturas de suporte dos dentes), mas também é fundamental fazer a prevenção para tais doenças. Estes cuidados devem ser realizados por um periodontista.

A prevenção é importante para evitar tratamentos mais complexos, longos e também diminuir os riscos de perda dentária.

Um tipo muito comum de doença periodontal infecciosa é a gengivite, que é uma inflamação gengival provocada por bactérias do biofilme dental (placa bacteriana). Neste caso, devemos remover o agente causador (biofilme associado ou não ao cálculo dentário, mais conhecido como tártaro) por meio de uma profilaxia e orientação de higiene bucal para o paciente. A saúde periodontal pode ser restabelecida sem prejuízos por meio do tratamento e colaboração do paciente.

Há relação da Periodontia com a saúde como um todo?

Nas doenças periodontais as bactérias do biofilme dental podem cair na corrente sanguínea, trazendo consequências e riscos para a saúde como um todo. Há inúmeros estudos científicos que comprovam a relação da Periodontia com doenças sistêmicas graves e frequentes:

a) Parto prematuro

b) Nascimento de bebês de baixo peso

c) Diabetes

d) Tabagismo

e) Doenças cardiovasculares, entre outros.

Como se inicia a doença periodontal infecciosa?

Ela se inicia a partir da formação do biofilme dental (placa bacteriana), que é uma película viscosa e clara, na superfície dos dentes. As bactérias ali presentes podem iniciar a doença periodontal infecciosa, com uma gengivite. O biofilme pode ser facilmente removido na higienização bucal, mas se não for, com o passar do tempo esse material pode endurecer e recebe a denominação de cálculo dentário (tártaro). O cálculo dentário não é removível pela higienização bucal, ele precisa ser removido por meio de tratamento odontológico.

A gengivite, quando não tratada, pode evoluir para uma periodontite e até mesmo para uma periodontite avançada, com comprometimento de outras estruturas.

Periodontite

Periodontite

Quais são os sinais, sintomas e tratamento para estas doenças?

 

1) Gengivite: inchaço/inflamação da gengiva, que pode ficar avermelhada, dolorida, com sangramento espontâneo ou ao higienizar os dentes. Também pode estar associada a mau hálito ou gosto ruim na boca.

 

2) Periodontite: pode apresentar os sinais da gengivite e somados a ele, dor ao mastigar, mobilidade de dentes, pus na gengiva. A periodontite é uma gengivite não tratada que evoluiu e a infecção atingiu o osso e ligamento periodontal (estrutura que segura as raízes dos dentes dentro do osso). Neste caso, há formação de bolsas periodontais (gengiva descolou das raízes), com bactérias neste espaço. No tratamento é feito a remoção do cálculo (tártaro) e biofilme dentário, além de orientação de higiene bucal, para reduzir a infecção e as bolsas periodontais, e devolver saúde ao periodonto.

 

3) Periodontite avançada: é uma periodontite com maior grau de perda óssea e consequentemente, maior mobilidade dentária, que quando em grau significativo, leva a perda do dente. Assim há diversas consequências na vida social e qualidade de vida, porque pode dificultar a mastigação, fala e convívio social. O tratamento é semelhante ao da periodontite.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 90% da população mundial é atingida pela condição, sendo uma das principais causas de perda dentária.

A Prevenção é a sua maior aliada para evitar esses problemas dentários que podem levar a perda dos dentes.

Agende agora (11) 99189-9198
ou e-mail para: falecom@clinicaodontomall.com.br 

 

Responsável técnica: Dra Fernanda Nicchio Salume, graduada na Universidade Federal do Espírito Santo , pós-graduada pelo Latu Senso em Ortodontia, é a responsável pela clínica juntamente com sua equipe de especialistas e mestres em todas as área da odontologia